domingo, 19 de fevereiro de 2012

Chegamos em mais uma época de carnaval, onde as pessoas  se empolgam, passam o ano inteiro se preparando, economizando, preparando suas fantasias, etc.
Mas o que é carnaval mesmo? porque essa comemoração tão grande em nosso país, e porque não dizer no mundo todo? o que de fato se comemora? perguntas como essas sempre nos passam pela cabeça,  seria bom analisar do ponto de vista de Deus e da sua palavra, será que Deus criador de todas as coisas fica satisfeito com tudo isso que nós vemos durante 03 (três) dias de festa? se nós que somos limitados mas que temos o temor de Deus não nos agradamos muito, imaginem Deus que é Santo, que criou o homem a sua imagem conforme a sua semelhança, como vê suas criaturas totalmente nas mãos do diabo, pois é isso mesmo que acontece, e não falo isso como se fosse fanático por religião, mas falo preocupado com o futuro das pessoas que se entregam completamente aos prazeres do mundo, vejam só exemplos do resultado dessa festa tão badalada em nosso país: Muitas mortes, estupros, roubos, drogas, bebedices, traições, etc. Agora vejamos o que a palavra de Deus fala a esse respeito: Ora as obras da carne são conhecidas e e são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias ciumes, iras, discórdias, dissenções, facções, invejas, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a essas, e quem tais coisas praticam não herdarão o reino de Deus. Mas vejamos agora o que agrada a Deus que te criou: Amor, Alegria, Paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio, contra essas coisas não há lei, e os que são de Cristo já crucificaram a sua carne com suas paixões... Gálatas 5.19-24

Vejamos mais referencias quanto ao carnaval.

Carnaval é ambiente para o cristão?        

 “... não ameis o mundo, nem o que no mundo há ...”   
 1ª João  2: 15

Claro que não. O crente que se envolve nessa festa da carne está claramente infringindo a ordem bíblica. Lá definitivamente não é ambiente para quem experimentou o novo nascimento em Cristo Jesus.
No início, o carnaval era até uma festa que pertencia ao calendário cristão. Entretanto, com o passar do tempo, essa festa cada vez mais ficou nas mãos do diabo. Naquela época, o carnaval era uma despedida da "carne", para se entrar na Quaresma, período de abstinência de carne. As pessoas, nessa festa, abusavam dos manjares, logo em seguida, na quarta-feira de cinzas, iniciava-se a abstinência. Então a quarta-feira de cinzas era um "dia santificado". 

Apesar de o carnaval pertencer originalmente ao calendário cristão, não dá para aceitá-lo mais como um espaço onde o crente pode “brincar”, pois é um período de muita destruição e prejuízo para a humanidade. É só analisar o noticiário na quarta-feira de cinzas para constatar isso. Sem se falar naqueles dados que não são divulgados, como por exemplo, a quantidade de pessoas que contraem doenças sexualmente transmissíveis, os jovens que são encaminhados para as drogas, as famílias que são arruinadas, por causa da infidelidade conjugal etc. Tudo isso são práticas que afrontam os valores cristãos. 

O carnaval é o mesmo que orgia( desordem, desperdício). O apóstolo Pedro nos adverte a não ardarmos( frequentarmos) nesse tipo de ambiente. Veja: “ … porque basta o tempo decorrido para terdes exeutado a vontade dos gentios, tendo andado em dissoluções, concupiscências, borracheiras, orgias, bebedices e em detestáveis idolatrias...” 1º Pedro 4:3. 


Adaptado por Seminarista Márcio Coelho da Silva

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Dia do homem Presbiteriano

O primeiro domingo de fevereiro é comemorado em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil, o dia do Homem Presbiteriano. Nós que fazemos parte da Igreja Presbiteriana de Saloá estaremos comemorando esse dia, hoje dia 12 de fevereiro, junto com a SAF. (Sociedade Auxiliadora Feminina), que é comemorado no segundo domingo de Fevereiro. 

Vejamos um pouco da história dessas sociedades.








Homens, Presbiterianos e Cristãos
Cibele Lima
O Dia do Homem Presbiteriano foi criado em setembro de 1966 quando na cidade de Campinas, São Paulo, realizou-se o 1º Congresso Nacional dos Homens Presbiterianos, sendo escolhido o primeiro domingo do mês de fevereiro a data para a comemoração.
Nas Igrejas Presbiterianas do Brasil, a data é relembrada e os membros realizam um momento de agradecimento à Deus por esses homens que se dispõem a servir na comunidade com seus dons e talentos.
Em algumas igrejas homenagens são realizadas com poemas, apresentações musicais, cultos temáticos e café-da-manhã comunitário.
O moto oficial da União Presbiteriana de Homens (UPH) é "Confiança em Jesus, entusiasmo na ação, união fraternal".
A data faz parte do calendário oficial da IPB, bem como o Dia da Mulher Presbiteriana, comemorado no segundo domingo do mês de Fevereiro.
De uma forma agradável e bem-humorada, SAF e UPH unem-se para "prestigiar" as datas uns dos outros, tornando essa lembrança ainda mais significativa na vida da Igreja.
As Igrejas Presbiterianas, em sua maioria, têm um grupo formado e denominado UPH. Em algumas igrejas menores o grupo pode não ser ainda uma UPH, mas já aspira o desejo de formar tal sociedade, atendendo às necessidades e interesses comuns aos homens da igreja local.

Dia da Mulher Presbiteriana


A SAF é a expressão máxima do trabalho feminino na IPB. Embora algumas moças e jovens senhoras ainda não participem como sócias, é na SAF que se expressa o auxílio e o trabalho desenvolvido por mulheres na igreja.
A primeira Sociedade Feminina da qual se tem notícia e documentos comprobatórios, é a do Recife, Pernambuco, criada em 11 de novembro de 1884, com o nome de “Associação Evangélica de Senhoras”, e tendo por finalidade realizar estudos bíblicos e arrecadar fundos para auxiliar os necessitados e a Igreja. Sua primeira  Presidente foi a Sra. Carolina Smith. A segunda SAF surgiu logo a seguir, em Rio Claro, São Paulo, no dia 08 de janeiro de 1885. A primeira Presidente foi Eulália da Gama. Após estas, muitas outras foram sendo organizadas e, hoje, as SAFs  estão em todas as Igrejas Presbiterianas do Brasil.
Em algumas igrejas, a SAF, com suas mulheres atuando, é mais antiga do que a própria comunidade, como é caso da Igreja Presbiteriana da Penha, em São Paulo, com a SAF dois anos mais velha do que a comunidade, que tem 55 anos.

Neste ano, o Dia do Homem Presbiteriano foi comemorado no dia 5 de Fevereiro, aqui em Saloá será comemorado hoje dia 12 de fevereiro, junto com a SAF (Sociedade Auxiliadora Feminina). A sociedade interna tem o objetivo de auxiliar no crescimento da igreja como corpo de Cristo e interagir com os membros de forma a tornar a relação e a convivência uma experiência de crescimento espiritual.

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Um Clamor por Restauração

Precisamos mais do que nunca de ter nossas vidas e nossas igrejas restauradas. Assista a este vídeo e seja edificado.